Utthita Parsvakonasana

Natiê Yoga - Utthita Parsvakonasana

Utthita Parsvakonasana – Postura estendida e ângulo lateral 

Natiê Yoga - Utthita Parsvakonasana

Utthita = estendida; Parsva = lateral; Kona = ângulo

Como fazer 

#1 Em Tadasana, inspire e com um salto afaste as pernas ( 1,5m ou mais)

#2 Erga os braços lateralmente alinhados com os ombros, palmas viradas para  baixo.

#3 Na expiração, gire  o pé direito 90 graus e o esquerdo levemente para a direita.

#4 Dobre a perna direita de forma que a coxa e a perna fiquem em um ângulo reto e a coxa paralela ao chão.

#5 Leve a palma da mão direita no chão ou sobre um bloco,  do lado externo do pé direito.

#6 Estenda o braço esquerdo ao lado da cabeça.

#7 O tórax, quadril e pernas devem estar alinhados, para isto, mova o tórax para  cima e para trás até conseguir alinhá-los.

As pernas realizam ações iguais ao do Virabhadrasana II ( Guerreiro II) com ativação de grupos musculares semelhantes. Neste caso, o peso do tronco cai de  forma mais intensa sobre a perna direita, e os músculos dessa perna necessitam de força, extensão e resistência adicionais.

Efeitos 

Tonifica os joelhos, tornozelos, joelhos e coxas.

Corrige defeitos de pernas e coxas, desenvolve o torax e reduz a gordura à volta da cintura e quadris.

Alivia dores ciáticas e artríticas.

Intensifica a atividade peristáltica

Contra indicação

Pessoas  com pressão alta/baixa , insônia.

Variação

Elevar o  braço esquerdo de forma que ele fique paralelo ao braço direito.

pode-se optar por colocar o cotovelo direito sobre a coxa direita ao invés de levar a mão para o chão.

Boa prática !

Crie hábitos saudáveis e consulte sempre um profissional.
Referências bibliográficas  A Luz do Yoga – B.K.S. Iyengar /Anatomia da Yoga – Leslie kaminoff e Amy Matthews