Natiê Yoga - Prasarita Padottanasana

Esta é uma postura em pé assimétrica com inclinação para frente, restaurativa e usualmente praticada após um ciclo de asanas (posturas) em pé. Ela promove um intenso alongamento para as pernas.

Entre seus benefícios estão a redução da depressão, aumento da confiança, redução da pressão, tonifica os orgãos abdominais, alivia o stress relacionado à dores de cabeça, enxaqueca e fadiga, fortalece a articulação do joelho e torna a articulação do quadril flexível.

Sânscrito - Prasarita significa "espalhado, expandido"; pada = pé ; tan=alongar-se

Como fazer
#1 Em pé em Tadasana (Postura da Montanha), coloque suas mãos na cintura. Inspire e afaste seus pés lateralmente de forma que a abertura da perna fique maior que a largura de seu quadril. Seus pés devem ficar paralelos  um do outro, os dedos  apontados para frente e a borda externa do pé firme no chão. Mantenha a perna firme e alongada.

#2 Expire,  curve-se pra frente colocando suas mãos no chão, mantenha o tronco reto. Na inspiração, com os dedos indicadores e médio, segure seu dedão do pé. Flexione seus cotovelos trazendo o tronco para baixo e para trás (na expiração), a cabeça ficará praticamente entre as pernas. Mantenha o abdome firme, levemente contraído.

#3 Fique nesta posição em torno 30 segundos a 1 minuto respirando tranquilamente.

#4 Para retornar, na inspiração coloque as mão na cintura e eleve o tronco até voltar para o Tadasana.

Dica:

  • Quando flexionamos para a frente em Prasarita Padottanasana, a pélvis vai naturalmente para trás na tentativa de   contrabalançar o peso do tronco para que você não caia. Embora os ossos da perna fiquem angulados na vista frontal, você deve alinhá-los para fiquem perpendicular ao chão na visão lateral. Pressione a parte carnuda do dedão no chão e sinta como isso alinha automaticamente a pelve sobre os tornozelos.
  • Se alcançar os dedos do pé ainda não é possível pra você, basta pegar a parte mais baixa da perna possível. É mais importante ter a parte posterior das pernas reta  e um peito aberto/largo do que levar suas mão aos pés.
  • Utilize um bolster  ou um bloco para apoiar a cabeça caso ela não alcance o solo.

Boa prática !!!

Fonte : “Anatomia do Yoga” / “B.K.S.IYENGAR Yoga The Path to Holistic Health”

Crie hábitos saudáveis e consulte sempre um profissional.